Médico especialista em Urologia | Avenida Sagitário, 138 Torre City Cj. 2305 Alphaville | Barueri - SP
O que é
tumor de testículos?
O tumor testicular é o crescimento anormal de células do testículo. É a neoplasia maligna mais comum em homens entre 15 e 35 anos de idade. Na maioria dos casos, o câncer se desenvolve apenas em um dos testículos.
Se diagnosticado precocemente, o câncer testicular é altamente tratável e geralmente tem uma alta chance de cura. O acompanhamento regular com o médico urologista é fundamental para avaliar qualquer alteração no sistema reprodutor masculino.
Quais os tipos de
tumor de testículos?
Existem diferentes tipos de tumores testiculares, sendo os mais comuns os tumores germinativos (seminoma ou não seminoma), que se originam das células germinativas responsáveis pela produção de espermatozoides.
Os tumores de estroma são mais raros (2% a 3% dos tumores testiculares), estando entre eles os tumores de células de Leydig, os tumores de células de Sertoli e os tumores mistos.
Quais os fatores de risco
para tumor de testículos?
A hereditariedade está entre os fatores de risco do câncer de testículo, por isso homens que têm pai ou irmãos com histórico da doença devem ficar atentos.
Outros fatores de risco são: puberdade precoce, criptorquidia (condição em que os testículos não desceram da cavidade abdominal para a bolsa escrotal, processo que deve ocorrer naturalmente).
Qual os sintomas de
tumor de testículos?
O primeiro sinal do tumor de testículo é um nódulo pequeno na região, duro e indolor. O autoexame dos testículos é um hábito importante para o diagnóstico precoce e por isso é importante que os homens tenham conhecimento do próprio corpo.
Outros sintomas que podem aparecer são:
-
alterações no tamanho (aumento ou diminuição), forma e textura dos testículos
-
endurecimento ou sensação de peso nos testículos
-
dor difusa na parte baixa do abdômen
-
sangue na urina
-
sensibilidade nos mamilos
Como é o diagnóstico de
tumor de testículos?
O diagnóstico do tumor de testículo é feito através de:
Avaliação clínica: depois da anamnese (conversa entre o médico e o paciente para levantamento do histórico pessoal e de saúde), é feito o exame físico.
Exames de imagem: ultrassonografia da bolsa escrotal e outros exames de imagem para confirmação diagnóstica e/ou estadiamento.
Exames laboratoriais: permitem avaliar os marcadores tumorais, como alfafetoproteína (AFP), beta-HCG e LDH.
Como é o tratamento de
tumor de testículos?
O tratamento do tumor de testículo depende do estágio do tumor.
Geralmente, envolve a cirurgia para remover o testículo afetado, chamada orquiectomia.
Tratamentos adicionais como quimioterapia, radioterapia ou terapia direcionada podem ser recomendados para prevenir a disseminação do câncer ou para tratar metástases.