top of page

O que é 

epididimite?

A epididimite é a infecção crônica ou aguda do epidídimo, longo tubo enovelados localizado na parte posterior dos testículos. Esta estrutura é responsável por acolher, nutrir e armazenar os espermatozoides jovens produzidos pelos testículos até o momento de transportá-los no momento da ejaculação.

É mais comum ocorrer em homens entre 15 e 35 anos. 

Quais as causas

da epididimite?

As causas mais comuns de epididimite são:

- Propagação de bactérias provenientes de uma infecção sexualmente transmissível (IST), como clamídia ou gonorreia.

- Propagação de bactérias presentes no trato urinário ou na próstata, como Escherichia coli, devido ao refluxo de urina provocado pelo estreitamento da uretra (estenose) ou hiperplasia benigna da próstata.

- Traumas locais ou na região da virilha, ocasionados por acidentes ou prática extenuante de exercícios físicos.

- Procedimentos cirúrgicos no trato urinário, como vasectomia, ou uso de cateteres e de sondas urinárias.

Qual os sintomas

da epididimite?

Os sintomas comuns da epididimite incluem: dor e inchaço nos epidídimos, sensibilidade ou sensação de calor na área afetada, vermelhidão ou calor na pele da bolsa escrotal, dor ao urinar e, às vezes, febre.

Os sintomas se intensificam à medida que a inflamação progride. Casos mais graves podem apresentar crescimento do testículo afetado pelo inchaço, dor durante a ejaculação, urgência para urinar e sinais de sangue no sêmen.

Como é o diagnóstico

da epididimite?

O diagnóstico da epididimite envolve:

Avaliação clínica: depois da anamnese (conversa entre o médico e o paciente para levantamento do histórico pessoal e de saúde), é feito o exame físico.

Exames laboratoriais (hemograma completo, exames de urina, urocultura).

Exames de imagem (ultrassom com doppler, ecografia escrotal, tomografia computadorizada, ressonância magnética), se necessário, para estabelecer o diagnóstico diferencial com outras enfermidades que apresentam curso semelhante.

Como é o tratamento

da epididimite?

O tratamento geralmente consiste na prescrição de medicamentos antibióticos para combater a infecção bacteriana. Em casos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), o tratamento pode envolver medicamentos específicos.

Além disso, repouso, aplicação de gelo na área afetada, elevação dos testículos e analgésicos podem ser recomendados para aliviar os sintomas.

agende consulta particular >>

whatsapp cor
bottom of page