Médico especialista em Urologia | Avenida Sagitário, 138 Torre City Cj. 2305 Alphaville | Barueri - SP
O que é
varicocele?
Varicocele é uma condição na qual as veias dentro da bolsa escrotal ficam dilatadas (semelhantes a varizes) devido ao acúmulo anormal de sangue. Geralmente ocorre na região do cordão espermático, que sustenta os testículos.
O aparecimento da varicocele costuma ocorrer na puberdade, ao redor dos 12-13 anos. Desta forma, o acompanhamento do adolescente pelo médico urologista pode levar à detecção precoce da varicocele.
Varicocele é uma doença tempo-dependente, ou seja: quanto mais tempo a condição persistir, pior será para a função do testículo em produzir espermatozoides.
Qual a causa
da varicocele?
A varicocele ocorre devido à incompetência das válvulas ou mesmo ausência congênita das válvulas nas veias espermáticas, associada ao refluxo venoso, o que pode dificultar o fluxo sanguíneo normal e levar ao acúmulo de sangue nas veias, causando a dilatação e espessamento de sua parede muscular.
Qual os fatores de risco
da varicocele?
Existe uma questão hereditária associada à predisposição pessoal para o aparecimento de varizes. Homens com pais e irmãos com histórico de varicocele podem ter maior propensão à doença, assim como homens com varizes nas pernas e doença hemorroidária (alterações venosas sistêmicas).
Quais os sintomas
da varicocele?
Em muitos casos, a varicocele é assintomática e é descoberta durante um exame físico de rotina. No entanto, em alguns adolescentes e adultos, os sintomas podem incluir dor ou desconforto na bolsa escrotal, sensação de peso na região, testículo com tamanho reduzido em comparação com o outro lado, e, em alguns casos, infertilidade.
Quais os graus
da varicocele?
Existem graus diferentes de varicocele: I (leve), II (moderado) e III (importante). Os graus II e III são os que podem comprometer a fertilidade masculina constatada pelo espermograma.
Como é o diagnóstico
da varicocele?
O diagnóstico de varicocele é feito através de:
Avaliação clínica: depois da anamnese (conversa entre o médico e o paciente para levantamento do histórico pessoal e de saúde), é feito o exame físico.
Exames de imagem, como ultrassonografia com doppler testicular: ajudam a avaliar o fluxo sanguíneo e o tamanho das veias afetadas, se necessário.
Como é o tratamento
da varicocele?
Nem todos os casos de varicocele necessitam de tratamento, especialmente se forem assintomáticas.
O tratamento geralmente é indicado para adolescentes e adultos com varicocele grau II ou III que apresentam comprometimento da fertilidade, sendo sempre cirúrgico (microcirurgia subinguinal).

