Médico especialista em Urologia | Avenida Sagitário, 138 Torre City Cj. 2305 Alphaville | Barueri - SP
O que são
pedras na bexiga?
As pedras na bexiga (cálculo na bexiga ou cálculos vesicais) são formações sólidas de sais minerais e outras substâncias como ácido úrico ou fosfato de magnésio. Podem atingir tamanhos variados, de pequenos "grãos de areia" até verdadeiras "pedras" dentro da bexiga ou aderidas à sua parede.
Quais as causas
para formação de cálculo vesical?
As pedras podem se formar diretamente na bexiga do paciente, associados ou não à estase urinária. A urina permanece parada na bexiga em pacientes com dificuldade de esvaziá-la por completo ou por alguma obstrução em sua saída, favorecendo a formação de cálculo vesical. É mais comum ocorrer em crianças com más-formações congênitas, pacientes com bexiga neurogênica e homens com hiperplasia da próstata. Mas também pode ocorrer em pacientes sem nenhuma dificuldade ou evidente alteração anatômica.
Outra causa de desenvolvimento de cálculos é a presença de corpos estranhos na bexiga, como material de sutura, migração de dispositivos contraceptivos, cateteres ureterais e outros, que favorecem o acúmulo de sedimentos, propício para formação das pedras.
As pedras podem também ter surgido primeiramente nos rins (cálculos renais), ter descido pelos ureteres e chegado à bexiga, onde ficam alojadas. Estes casos são mais raros, pois se a pedra é pequena o suficiente (menor que 3 milímetros) para passar pelos ureteres, provavelmente passará também pela uretra, sendo eliminada junto com a urina sem dificuldades e sem provocar sintomas.
Quais os sintomas
de pedras na bexiga?
Cálculos vesicais podem ser assintomáticos. Quando os sintomas aparecem, em geral são: intermitência (urina sai interrompida em jatos curtos), desconforto ou dor para urinar (disúria), presença de sangue na urina (hematúria), aumento da frequência da urina, vontade de urinar durante a noite (noctúria), dor abdominal, nas costas, quadril e púbis, febre e mal-estar. Geralmente, o desconforto aumenta ao realizar movimentos repentinos e exercícios físicos.
Como é a cirurgia de
retirada de pedra na bexiga?
A cirurgia de retirada de pedras na bexiga é chamada cistolitotripsia, um procedimento minimamente invasivo. Um instrumento chamado cistoscópio é introduzido através da uretra, com uso de outros delicados instrumentos, fibra ótica e câmera de alta definição, sem cortes. As pedras são fragmentadas pelo laser e removidas da bexiga do paciente.
Normalmente, o paciente retoma sua vida normal em 1 a 3 dias após a cirurgia, sem restrições. É importante ser acompanhado pelo médico urologista com exames para monitorizar a evolução clínica.