Médico especialista em Urologia | Avenida Sagitário, 138 Torre City Cj. 2305 Alphaville | Barueri - SP
O que é
prostatite?
Prostatite é o nome dado a um conjunto de doenças inflamatórias ou infecciosas da próstata. Pode ter início súbito e repentino (prostatite aguda) ou permanecer de forma assintomática por meses ou anos, ter evolução lenta, ser recorrente e ser resistente ao tratamento medicamentoso (prostatite crônica).
É um problema urológico comum em homens adultos com menos de 50 anos. Em algum momento da sua vida, 50% dos homens terão um episódio de prostatite.
Quais os tipos e causas
de prostatite?
Prostatite não bacteriana e prostatodinia (ou síndrome da dor pélvica crônica): são os tipos mais comuns de prostatite. As causas não são totalmente conhecidas. Podem estar relacionadas a microorganismos ainda não identificados em testes ou à irritação dos tecidos internos da próstata causados por refluxo de urina.
Prostatite bacteriana (aguda ou crônica): se desenvolve a partir da ascensão de infecção bacteriana localizada na uretra ou pelo refluxo de urina infectada para os dutos prostáticos que se comunicam com a uretra. Outras possíveis causas são: chegada direta de bactérias que habitam o reto, através dos nódulos linfáticos ou pela corrente sanguínea.
Prostatite inflamatória assintomática: apesar do exame microscópico identificar células indicativas de inflamação do tecido, não há presença de sintomas característicos.
Quais os sintomas
de prostatite?
Prostatite não bacteriana e prostatodinia (ou síndrome da dor pélvica crônica) causam dor ou desconforto com duração de 3 meses ou mais no períneo (região entre a bolsa escrotal e o ânus), parte baixa do ventre, uretra (na extremidade do orifício por onde sai a urina), testículos e/ou parte inferior das costas. Além disso, pode ocorrer dor, aumento da necessidade de urinar, dificuldade em esvaziar a bexiga e urgência miccional.
Prostatite bacteriana aguda causa febre alta, calafrios e outros sintomas graves, entre eles: ardor intenso ao urinar, diminuição do jato de urina, vontade frequente para urinar, presença de sangue na urina ou no esperma e incapacidade de esvaziar a bexiga.
Prostatite bacteriana crônica causa sintomas similares aos da prostatite aguda, porém menos intensos e sem febre. Também pode ocorrer: dor no períneo (região entre a bolsa escrotal e o ânus), dor nos testículos, pênis ou região da bexiga e ejaculação dolorosa.
Como é o diagnóstico
de prostatite?
O diagnóstico de prostatite é feito através da avaliação clínica. Depois da anamnese (conversa entre o médico e o paciente para levantamento do histórico pessoal e de saúde), é feito o exame clínico com toque retal, um procedimento rápido e indolor, que permite a avaliação da glândula prostática. Exames laboratoriais e de imagem podem ser solicitados para confirmação do diagnóstico.
Como é o tratamento
de prostatite?
O tratamento de prostatite depende de cada caso, mas na maioria das vezes é medicamentoso, com uso de antibióticos, relaxantes da musculatura prostática e analgésicos.